São Tomé e Príncipe

STP: Eleições presidenciais marcadas para 18 de julho

As eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe realizar-se-ão no dia 18 de julho, a data foi marcada esta terça-feira, pelo Presidente da República, Evaristo Carvalho, num decreto Presidencial enviado a imprensa, ao qual a E-global teve acesso.

No documento, Evaristo Carvalho diz que “é fixado o dia 18 de Julho de 2021 para eleição do Presidente da República”, evocando as suas funções e competências constitucionais para o efeito.

No decreto assinado pelo Chefe de Estado, que invoca a constituição, pode ler-se que “compete ao Presidente da República de São Tomé e Príncipe marcar de harmonia com a lei eleitoral, o dia das eleições para Presidente da República, para a Assembleia Nacional e para as Assembleias do poder regional e local”.

É de salientar que este decreto surge depois do Presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Fernando Maquengo, ter proferido que existem condições para a organização das eleições presidenciais, tendo projetado o mês de Julho para a sua realização de acordo com o calendário eleitoral.

Além do processo de inscrição para novos eleitores que decorre no país e na diáspora, sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral Nacional, cerca de 15 pré-candidatos já manifestaram, publicamente, a vontade de se candidatarem a este pleito eleitoral.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo