STP: FMI dá nota positiva às autoridades pela resposta à crise da Covid-19, mas prevê a contração do PIB

STP capital

Na sua última avaliação o Fundo Monetário Internacional considera que “as autoridades de São Tomé e Príncipe desenvolveram um plano adequado para dar resposta à crise da COVID-19. Trabalharam com os parceiros internacionais para o desenvolvimento para conter o surto local e prestar assistência às famílias vulneráveis, trabalhadores em lay-off e empresas. Foi imposta uma pequena contribuição solidária aos trabalhadores que foram relativamente pouco afetados a fim de ajudar a financiar os custos”.

A avaliação do programa, segundo uma Nota de Imprensa da entidade, centrou-se na satisfação das necessidades imediatas do país e na discussão das medidas para facilitar uma rápida recuperação.

«Neste contexto, a meta do défice orçamental para 2020 foi revista a fim de acomodar um maior nível de despesa na saúde e de apoio social à população vulnerável, aos trabalhadores em lay-off e às empresas severamente afetadas no setor do turismo. O desembolso também foi reforçado cifrando-se em cerca de 4,5 milhões de USD, de modo a satisfazer as necessidades imediatas», acrescenta o comunicado.

«A pandemia da COVID-19 deverá causar uma forte contração de 6,5% na economia em 2020. Tal verifica-se após a taxa de crescimento ter caído para 1,3% em 2019 devido aos atrasos nos projetos com financiamento externo. O setor do turismo deverá recuperar parcialmente em 2021, esperando-se que o PIB cresça 3% no próximo ano. As incertezas em torno da evolução da pandemia significam que existem riscos consideráveis a curto prazo», alerta a declaração da equipa do FMI.

Segundo a missão, para lançar as bases para a recuperação, a agenda de reformas estruturais centrou-se “na reforma contínua da EMAE, com vista a melhorar a segurança energética e reduzir a vulnerabilidade da dívida do país”.

Para apoiar as tão necessárias despesas sociais e de investimento, a missão aconselhou as autoridades a completarem os preparativos para a transição para o IVA em 2021. Para apoiar a recuperação do setor do turismo, a missão recomendou às autoridades a elaboração de um plano para retirarem o país da lista de operadores proibidos em matéria de segurança aérea da UE.

»O programa começou bem, dado que os critérios de desempenho para o final de dezembro de 2019 foram cumpridos. Contudo, a pandemia e algumas derrapagens de política travaram mais progressos», constatou a missão.

Foi saudado o compromisso das autoridades para com a consolidação orçamental e as reformas estruturais após a crise, que são essenciais para reduzir as pressões sobre a balança de pagamentos e a vulnerabilidade da dívida. Registou ainda com satisfação a recente publicação dos contratos públicos celebrados e das despesas mensais relacionadas com a COVID-19.

As autoridades devem assegurar igualmente que “todos os contratos e despesas mensais relacionadas com a COVID-19 sejam publicados em tempo oportuno e na íntegra, incluindo os respetivos anexos”.

De recordar que as instituições de Bretton Woods desbloquearam cerca de 15 milhões de dólares para ajudar o país na resposta e na mitigação das consequências da pandemia, dos quais 12 milhões foram do FMI.

Entretanto, a missão recomenda o reforço da supervisão bancária, assim como “é essencial prosseguir os esforços de redução do elevado nível de crédito malparado para que os bancos concedam o tão necessário financiamento para apoiar a retoma económica. Neste contexto, é animador que os tribunais de arbitragem possam estar operacionais até ao final de 2020”.

A missão também saudou “os planos das autoridades que visam melhorar o ambiente empresarial, fomentar a igualdade de género e promover a adaptação às alterações climáticas. Estas reformas podem acelerar a recuperação e promover a sustentabilidade e o crescimento inclusivo a médio prazo.”

A equipa do FMI e as autoridades de São Tomé e Príncipe alcançaram um acordo, a nível técnico, sobre as medidas para a conclusão da primeira avaliação ao abrigo do acordo ECF e para o reforço do programa, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração do FMI. O Conselho de Administração do FMI deverá considerar esta primeira avaliação da ECF no final de julho de 2020.

A Linha de Crédito Ampliada, ECF, é um acordo de crédito que garante um compromisso sustentado do programa a médio e longo prazo no caso de se verificarem problemas na balança de pagamentos.

Foi a primeira avaliação do programa económico de São Tomé e Príncipe apoiado pelo acordo ao abrigo da ECF do FMI. A equipa técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI), chefiada por Xiangming Li, realizou a missão virtual entre 15 e 30 de junho de 2020.

No processo teve encontros com vários ministros, entre os quais do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz; o governador do Banco Central, Américo Barros; quadros superiores do governo; representantes do setor privado, incluindo bancos; e a comunidade internacional de doadores.

A equipa expressou o seu apreço às autoridades e a todos os participantes pelo seu apoio e cooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…
Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

De 20 a 29 de junho, na Feira do Livro de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) vai…
Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

A 1ª edição do Kumunidadi Fest, que vai decorrer no dia 21 de junho, das 9h às 19h, em Ponta…