O Ministro interino das Finanças, Wando Castro, anunciou esta quarta-feira, que o Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) disponibilizou para São Tomé e Príncipe 10,7 milhões de dólares para apoiar o país nas áreas do comércio, agricultura, turismo e outras de atividades suscetíveis a melhoria de negócios.
Wando Castro disse que “cumpre-me informar na qualidade de ministro das Finanças Interino que o governo recebeu terça-feira uma nota do Banco Africano de Desenvolvimento a garantir a aprovação de um donativo avaliado em cerca de 10,7 milhões de dólares no âmbito da iniciativa Zuntamon Lusophone Compact do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento através do Fundo Africano de Desenvolvimento”.
O responsável disse ainda que “este dinheiro será canalizado para pequenas e médias empresas nacionais para fomento da atividade comercial para ajudar em termos de capacitação técnica sobretudo, as consequência da Covi-19”.
O Ministro assegurou ainda que “o fundo permitirá ainda ao governo “encetar algumas ações, visando, sobretudo, a nova dinâmica que nós queremos dar no nosso processo económico”.
Wando Castro explicou que além de “melhoria do ambiente de negócio no país esta verba vem ajudar na criação de empresas e acesso ao crédito”- para depois finalizar que “este donativo da FAD servirá ainda para fortalecer algumas instituições do governo, nomeadamente, a Agência de Promoção de Comércio e Desenvolvimento”.