São Tomé e Príncipe

STP: Governo avança para nova cidade e universidade Pan-africana

O governo de São Tomé e Príncipe anunciou que vai avançar o projeto urbanístico do País com a construção de uma nova cidade e uma universidade Pan-africana.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo porta-voz do governo, o Secretário de Estado para Comunicação Social, Adelino Lucas, num comunicado do Conselho de Ministros.

Adelino Lucas disse que “além da decisão de retoma do processo de construção da nova cidade de São Tomé, na zona de Conga”, o governo aceitou ainda “a proposta para construção e instalação de uma universidade pan-africana de desenvolvimento que deverá servir como pólo de formação para a lusofonia e para a sub-região do golfo da Guiné”.

O Secretário de Estado disse ainda que “o governo analisou ainda a proposta da nova grelha salarial nacional, e deliberou para a produção de estudos mais aprofundados, junto de sectores competentes e auscultação de parceiros sociais, nomeadamente, os sindicatos e os partidos políticos, suas vantagens e impacto na vida das populações”.

Neste comunicado, o Executivo congratulou-se com “uma significativa redução de casos de paludismo e os trabalhos em cursos indicam uma possível eliminação da doença a escala nacional em 2025”. O Governo congratulou-se também com resultados das negociações petrolíferas em curso com a Guiné-Equatorial.

Além de referências positivas aos trabalhos técnicos de consultoria em curso visando a digitalização da rádio e televisão são-tomense, o governo garantiu o stock de combustíveis, prevendo-se para próximos dias chegada ao país de novos carregamentos.

O governo debruçou-se sobre análise do programa das celebrações do 3 de Fevereiro, tendo orientado os ministros das áreas da Cultura e da Juventude e Desporto no sentido de agirem para que as condições necessárias sejam criadas visando a celebração condigna de mais um aniversário do Massacre de 1953 em Fernão Dias.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo