São Tomé e Príncipe

STP: Governo e classe dos jornalistas chegam a acordo para melhoria salarial

O Governo de São Tomé e Príncipe, liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, encontrou-se na manhã desta terça-feira com o sindicato e Associação dos jornalistas e técnicos da Comunicação Social São-tomense, numa reunião que resultou no consenso para juntos encontrarem uma estratégia para a melhoria de salário dos profissionais da classe já na nova grelha salarial.

O encontro foi presidido pelo ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Comunicação Social e Novas Tecnologias, Wuando Castro, acompanhado pelo Secretário de Estado para a Comunicação Social, Adelino Lucas, e com a contribuição dos Presidentes do Sindicato de Jornalistas, Hélder Bexigas e do Presidente da Associação, Juvenal Rodrigues.

À saída do encontro Juvenal Rodrigues, Presidente da Associação de Jornalistas, disse que existe consenso entre as partes quanto a melhoria de salário nos órgãos estatais de imprensa através da proposta da nova grelha salarial apresentada pelo governo, tendo em conta a especificidade da profissão.

Juvenal Rodrigues afirmou que “nós continuamos a defender que deve-se ter em conta a especificidade da profissão e há já um consenso neste sentido, desta espinhosa tarefa vai-se ter em conta, o pagamento de horas extraordinárias e pagamento de subsídio de turnos relativamente aos fins-de-semana e feriados”.

O Presidente da Associação garantiu também que “nesta perspetiva é o que é possível neste momento, é um processo que tem várias etapas, há outras situações de melhorias que estão previstas para o futuro e à medida que as coisas vão avançando, pensamos que a vida dos profissionais da Comunicação Social possa vir a melhorar”.

Em declarações a imprensa, o Secretário de Estado para Comunicação Social disse que “é um processo que se pretende materializar já em 2021”, sublinhando que “ felizmente vamos conseguir ter à escala nacional um salário padronizado” e harmonizado entre toda a função pública.

Adelino Lucas disse que este encontro serviu para se dar a conhecer ao sindicato de jornalistas e à associação “o ponto da situação relativamente a proposta do governo para nova grelha salarial nacional”.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo