STP: Governo entrega OGE e GOP avaliado em 166 milhões de dólares

O Governo são-tomense, liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, fez esta quinta-feira a entrega à Assembleia Nacional a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) e das Grandes Opções de Plano (GOP), para o ano económico 2021 avaliado em 166 milhões de dólares.

Os documentos foram entregues pelo Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz, auxiliado pelo Ministro dos Assuntos Parlamentar, Reforma de Estado e Descentralização, Cilicio Santos.

As maiores percentagens deste orçamento, vão para os sectores de Educação, Infraestruturas e da Saúde, devido aos efeitos da pandemia do novo Coronavírus.

Osvaldo Vaz, explicou à saída que o “OGE e o GOP não foram entregues antes, tendo em conta que ainda decorrem as negociações entre o Governo e o Fundo Mundial Internacional”.

O Ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz, explicou ainda que “é um Orçamento que comparativamente com o de 2020 (não falo do Orçamento Retificativo), é um Orçamento normal, nas despesas de investimentos é inferior ao que havia de 2020 mas nas despesas correntes sofreram acréscimos, estamos perante o Covid-19 e neste ano ainda haverá despesas com a pandemia, acreditamos que no próximo ano as empresas principalmente na área turística poderá não estar a funcionar”.

“Neste Orçamento continuamos a ter a linha de crédito ao sector privado”- garantiu o governante para depois acrescentar que “há custos adicionais no sector da educação por causa do distanciamento e do número de crianças que aumentaram”.

Osvaldo Vaz disse que “no valor total as receitas correntes está o nosso financiamento interno, o valor da conta nacional de petróleo mais alienação de alguns ativos por património teremos 49%”.

Depois da entrega, o documento será entregue aos deputados para depois a mesa da Assembleia Agendar a sua discussão para o mês de Dezembro.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

MISA compromete-se a impulsionar liberdade de imprensa em Moçambique e na África Austral

MISA compromete-se a impulsionar liberdade de imprensa em Moçambique e na África Austral

O Instituto para a Comunicação Social da África Austral- (MISA Moçambique) e o Conselho Superior da Comunicação Social comprometeram-se, esta…
Covid-19: Portugal regista mais 4.153 novos casos nas últimas 24 horas

Covid-19: Portugal regista mais 4.153 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico, divulgado pela Direção Geral da Saúde esta quarta feira, refere que o número de casos confirmados de…
Cabo Verde: MpD vai votar a favor da prorrogação do 'layoff'

Cabo Verde: MpD vai votar a favor da prorrogação do 'layoff'

O dirigente da bancada parlamentar do MpD, João Gomes, informou que o partido no poder vai votar a favor da…
Chile: Candidato da Frente Amplio dá passos firmes nas primárias presidenciais

Chile: Candidato da Frente Amplio dá passos firmes nas primárias presidenciais

Gabriel Boric surge como uma alternativa “viável e interessante” às eleições de domingo. As eleições primárias presidenciais no Chile, marcadas…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin