O governo são-tomense liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, iniciou esta quarta-feira o pagamento aos trabalhadores do sector informal afetados pela pandemia do Covid-19.
O anúncio foi feito pelo ministro de Trabalho, Solidariedade e Família, Adlander Matos, que disse tratar-se de uma compensação remuneratória mensal de 600 mil Dobras (25 euros) para cada trabalhador afetado pela pandemia.
Adlander Matos sublinhou que “ neste momento temos autorização da Comissão de Seguimento para pagar a aproximadamente cerca de 1.500 beneficiários”.
O governante explicou que para os beneficiários que não dispõem de uma conta bancária estão a receber hoje através de emissão de cheque enquanto o Banco procede transferência directa para os trabalhadores que possuem conta bancária.
O processo de pagamento iniciou-se esta manhã com alguns grupos beneficiários, designadamente, as feirantes [vendedoras de fardo e de peixe] artistas musicais e culturais, cambistas [aquele que troca divisas) – explicou o ministro, tendo sublinhado que “as pessoas serão contactadas a medida que os processos forem concluindo”.
O ministro Adlander Matos confirmou ainda que a nível do sector formal o governo já efetuou pagamento a mais de 70 empresas, com realce, para as do turismo e hotelaria, escolas privadas, entre outras, com forma de mitigar os efeitos negativos da pandemia do coronavírus.