São Tomé e Príncipe

STP: Governo injecta 5 milhões USD em programa de reactivação do sector privado

O Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus anunciou que o seu governo já conseguiu angariar pouco mais de 15 milhões de dólares para financiar projectos inscritos no Orçamento Geral do Estado para 2019, que está avaliado em 150 milhões de dólares.

Do referido montante de 15 milhões de dólares, o executivo decidiu aplicar 5 milhões de dólares num programa de reactivação das actividades do sector privado nacional, que o Governo diz estar “moribundo”.

Ainda segundo o Governo, o montante de 5 milhões de dólares já começou a ser aplicado no pagamento da dívida a empresas privadas, que prestaram serviços ao Estado nos últimos anos, mas que até a presente data não receberam o pagamento pelo serviço prestado.

A par do pagamento de dívidas a empresas privadas, o Chefe do Executivo anunciou a utilização de parte do mesmo fundo de 5 milhões de dólares, na realização de obras públicas nomeadamente de reabilitação de estradas em várias localidades do país. A reabilitação e construção de escolas e centros de saúde e de sistemas de abastecimento de água para diversas comunidades, também fazem parte das obras que começam a ser realizadas por diversas empresas privadas.

Mas antes da intervenção do Primeiro Ministro no Parlamento, o Ministro das Finanças e da Economia Azul Osvaldo Vaz, deu uma conferência de imprensa, onde destacou a República da China e a União Europeia como sendo os parceiros internacionais que já desbloquearam fundos, para através do Orçamento Geral do Estado, realizar tais obras públicas, que vão reanimar as actividades do sector privado.

Segundo o Ministro das Finanças, o esforço do Governo na redução das despesas, e na arrecadação de receitas através dos impostos, também contribui com uma boa fatia do valor de 5 milhões de dólares, que estão a ser injectados actualmente no país.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo