São Tomé e Príncipe

STP: Governo lança estrada que liga a capital ao distrito de Lembá

O primeiro-ministro do governo são tomense, Jorge Bom Jesus, fez na passada quinta-feira o lançamento da obra de reabilitação de 27 quilómetros de estrada, do troço que liga a cidade de São Tomé ao distrito de Lembá, passando por distrito de Lobata orçado em cerca de 29 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial.

A usar da palavra Jorge Bom Jesus disse que “esta é a grande intervenção nesta estrada Nº1, uma infraestrutura importante que vai fazer a ligação entre os distritos de Agua-Grande, Lobata e Lembá, onde esta situada a nossa capital industrial, a nossa capital económica”.

Bom Jesus disse ainda que “Esta infraestrutura social vai permitir a circulação de pessoas e bens, tem também o condão económico porque vai permitir que os operadores económicos possam exercer as suas actividades e poder relança a nossa economia”.

O chefe do Governo salientou também que “esta obra vai permitir criar muitos postos de emprego´, relançar a nossa economia e criar ambiente para que o País tenha maior rendimento, e aumentar o seu BIP”.

De acordo com o projecto, a obra está dividida em duas fases, sendo a primeira que compreenderá de capital a cidade à Guadalupe, distrito de Lobata, em cerca de 13 quilómetros com custo a rondar 10 milhões de dólares e a outra será a parte conclusiva que saira de Lobata para o distrito de Lembá, Neves.

As obras estão ao cargo da empresa formada por consórcio Aca-Angolaca, com a supervisão e fiscalização internacional da Cira com sede em Mali e acompanhamento do Instituto Nacional de Estradas, INAE, bem com da Agência Fiduciária da Administração do Projecto AFAP, que controla o fundo posto a disposição em forma de doação pelo Banco Mundial.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo