São Tomé e Príncipe

STP: Governo renegoceia com o Fundo Kuwait para reabilitar Hospital Ayres de Menezes

O Governo liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, reuniu esta quinta-feira para analisar o processo para desbloqueamento do fundo de Kuwait. Em causa estão mais de 16 milhões de dólares destinados à requalificação do Hospital Doutor Ayres de Menezes, afirmou o Ministro da Saúde Edgar Neves a saída do encontro.

Edgar Neves disse a imprensa que “nós estamos a negociar com Kuwait, e tudo indica que em finais deste ano ou no início do próximo ano se possa passar a fase operacional, onde o acordo foi assinado em 2016 pelo anterior executivo”.

Neves falou do valor inicial do projecto, dizendo que “mantém-se o valor de 16 milhões e pouco mais porque houve desembolsos do total de 17 milhões”.

O responsável pela área da saúde sublinhou que “decidiu-se como manda o protocolo estabelecido entre as duas partes pela criação de Unidade de Implementação e atribuir competências ao Comité Director que a partir deste momento possa a dialogar diretamente com Fundo de Kuwait”.

Tendo declarado que “atualizamos também a proposta de extensão do prazo do projecto para até 2024”, Edgar Neves revelou ainda que “atualizamos os termos de referências de uma forma geral e já foram enviados ao Comité do Fundo Kuwait”.

Além de ter assegurado que “tudo isto passa por realização de uma vídeo conferencia para daí continuarmos a desenvolver os nossos trabalhos”, Edgar Neves disse que “no fundo o que se pretende é mais transparência neste processo e que mais rapidamente possível todo processo seja retomado de forma célere, respeitando os prazos para que de facto tudo se desenvolva de forma tranquila, normal, e em segurança.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo