STP: Japão “financiou quase tudo” nas eleições

O presidente da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe, José Carlos Barreiros, afirmou que as eleições de 25 de setembro são financiadas quase na totalidade pelo Japão. 

Segundo o dirigente, o país asiático “financiou quase tudo”, cita a “Téla Nón”. Recorde-se que no domingo, dia 25, irão decorrer as eleições legislativas, autárquicas e regionais são-tomenses

O Governo tinha apresentado à comunidade internacional um orçamento geral de 34,5 milhões de dobras (cerca de 1.300.000 euros) para a realização do sufrágio. Dessa quantia, o Japão “autorizou o governo são-tomense a utilizar cerca de 30,5 milhões e meio de dobras, do fundo de contrapartida da venda do arroz”, disse José Carlos Barreiros. 

O fundo disponibilizado pelo Japão corresponde a 1.200.000 euros. O segundo maior financiador das eleições foi a Nigéria, país vizinho de São Tomé e Príncipe, ao disponibilizar 500 mil dólares norte-americanos. 

“O financiamento angariado para o Orçamento Geral das eleições está depositado no fundo do tesouro público. Consoante as necessidades, a Comissão Eleitoral Nacional solicita ao Governo o desbloqueamento da verba solicitada”, esclareceu presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin