Diplomacia | São Tomé e Príncipe

STP: Jorge Bom Jesus reúne com António Guterres em Addis Abeba

O Primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, tem multiplicado os encontros bilaterais durante a Cimeira da União Africana em Addis Abeba, na capital da Etiópia, tendo reunido com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Bom Jesus encontrou-se também com o Presidente da Guiné Equatorial, com o Primeiro-ministro de Cabo Verde, assim como com a delegação da União Europeia.

O encontro entre António Guterres e Jorge Bom Jesus aconteceu poucos dias depois do representante especial da Nações Unidas para a África Central, François Fall ter visitado arquipélago em mais uma missão oficial sob auspícios do secretário-geral da ONU no âmbito do processo democrático e da estabilidade política do país.

A audiência com o presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema, aconteceu numa altura em que os dois países estudam a possibilidade de criação de uma empresa mista de exploração de petróleo numa zona marítima de comum acordo entre os dois Estados membros da CPLP.

O Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus encontrou-se ainda com o seu homólogo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva com quem abordou questões de cooperação e aproveitou para o convidar a estar presente na cerimónia sobre a “Relatividade” a realizar-se no mês de Maio na Região Autónoma do Príncipe.

Já o encontro com a delegação da União Europeia resultou na assinatura de um novo programa indicativo de cooperação, avaliado em 35 milhões de Euros, tendo o documento sido assinado pela ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros, Elsa Pinto e o comissário da União Europeia para a cooperação internacional e desenvolvimento, Neven Mimica.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo