STP: Juíza Natacha Amado Vaz pede afastamento no processo de apuramento dos resultados das eleições

O apuramento dos resultados das eleições realizadas em São Tomé e Príncipe no domingo, 07 de outubro, continua a causar atribulações no país. Um dos assuntos polémicos tem como protagonista a juíza Natacha Amado Vaz, vítima de perseguição após alguns manifestantes são-tomenses terem tomado conhecimento de que a magistrada estaria alegadamente a favorecer o partido ADI na recontagem de votos nulos e brancos.

Os manifestantes chegaram mesmo a provocar tumultos em frente ao edifício da Comissão Eleitoral Distrital durante a noite de segunda-feira, 08 de outubro, tendo também queimado a viatura de Natacha Amado Vaz, presidente da Assembleia de Apuramento distrital.

A juíza são-tomense, que teve de sair nessa noite escoltada pelos militares, decidiu pedir agora ao Tribunal Constitucional o seu afastamento no processo de apuramento distrital de Água Grande no âmbito das eleições, avançou a agência “STP-Press”.

No comunicado de afastamento, a magistrada afirmou que nem “a Comissão Eleitoral Nacional [CEN] nem o Tribunal Constitucional [TC] diligenciaram no sentido de esclarecer os partidos políticos e a população que o procedimento feito pela Comissão Distrital de Água Grande corresponde a prática em todos os processos eleitorais”.

Natacha Amado Vaz considera que, da parte da CEN e do TC, “não foi esclarecida publicamente essa situação para eliminar suspeição” sobre si e sobre a sua reputação, além do facto destes incidentes terem impedido “a continuação dos trabalhos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Afeganistão: Mulheres proibidas de viajar sem companhia de homens

Afeganistão: Mulheres proibidas de viajar sem companhia de homens

O regime talibã no Afeganistão lançou novas medidas, sendo estas, mais uma vez, contra a liberdade feminina. As mulheres são…
Revista de Imprensa Lusófona de 27 de dezembro de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 27 de dezembro de 2021

No Brasil “O Globo” refere que o “Partido de Bolsonaro ataca ditadura em curso de formação política para filiados e…
Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

Cabo Verde: TACV retoma voos a 27 de dezembro

A companhia aérea TACV – Cabo Verde Airlines vai retomar os seus voos nesta segunda–feira, 27 de dezembro. As primeiras…
Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

Angola vai receber mais USD 748 milhões do FMI

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a sexta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, segundo…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin