A Juíza Miris Bernardo foi, sexta-feira 13 de maio, empossada como Presidente do Tribunal da 1ª Instância São Tomé, e membro do Conselho de Administração dos Tribunais, numa cerimónia presidida pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Silva Cravid.
Foram ainda empossados no conselho de administração os juízes, Frederico da Glória como Presidente, Leonel Pinheiro, representante do Supremo, José Bandeira como juiz deste conselho de administração, no qual a Juíza Miris Bernardo passa a pertencer por inerência das novas funções de Presidente da 1ª Instância.
O Juiz Silva Gomes Cravid, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça disse que “cada um de nós deve assumir um compromisso pessoal e colectivo de mais e melhor fazer e fazê-lo com entrega total”, encorajando aos recém-empossados para uma “nova visão para administração da justiça”
A recém-empossada, Miris Bernardo, a usar da palavra disse à imprensa, que “estou preparada, disposta a trabalhar para modernizarmos um pouco a nossa secretaria judicial, melhorar o serviço de comunicação entre os tribunais e utentes”.
A Juíza prometeu dar “melhor resposta e mais célere, elaboração de um plano para modernização da secretaria judicial por etapas de forma a conseguirmos melhores resultados”.
O Tribunal da 1ª instância São-Tomé abarca os distritos de Agua-Grande, Me-Zochi, Lobata, Cantagalo e Cauê com competência para matéria de facto a requerimento das partes podendo ser integrado por jurados em número e condições a serem definidas por lei de acordo como artigo 15 da lei do sistema judiciário.