Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os últimos apelos aos eleitores para que lhes seja dada a maioria absoluta.
Recorde-se que as eleições legislativas, autárquicas e regionais do país estão marcadas para domingo, 25 de setembro. São 11 os partidos e movimentos, incluindo uma coligação, que vão concorrer aos 55 lugares da Assembleia Nacional.
No entanto, esta disputa ocorre principalmente entre os maiores partidos rivais, estando o MLSTP atualmente no poder e o ADI na oposição.
Tanto o líder do MLSTP, Jorge Bom Jesus, como o presidente do ADI, Patrice Trovoada, insistem na necessidade de conquistarem a maioria absoluta, segundo a “Lusa”. Isto porque consideram-na essencial para que o próximo executivo realize as medidas necessárias para retirar o país da crise.
Se a maioria absoluta não for obtida por nenhuma das formações políticas, as mesmas terão de procurar negociações pós-eleitorais. Até agora, nenhum concorrente anunciou qualquer acordo.