(c) e-global.pt

STP: Modernização do Aeroporto Internacional.

Os peritos chineses encarregues de fazer o levantamento para a requalificação do aeroporto Internacional devem chegar brevemente a São Tomé.

A modernização do Aeroporto internacional poderá entrar numa nova fase com a chegada de peritos chineses, admitiu a nova Embaixadora da China Popular, Xu Yingzhen, no final de audiência com o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus.

 

«A boa nova que posso dar-vos é que uma equipa de peritos chineses deverá chegar nas próximas semanas ao país para efetuar o levantamento para a modernização do vosso aeroporto internacional», afirmou Xu Yingzehen.

 

A diplomata garantiu que partilhou esta informação com o primeiro-ministro. “Trata – se de uma obra estratégica que se enquadra na cooperação bilateral entre São Tomé e Pequim», sublinhou.

 

A requalificação do Aeroporto internacional de São Tomé tem estado na agenda de vários governos, na perspetiva de transformar o arquipélago numa plataforma de serviços e negócios virada para sub-região de África central e para o Mundo.

 

A diplomata explicou que as obras já poderiam ter iniciado se não fosse a pandemia do Covid-19 que afeta todo mMundo.

 

«Estamos atrasados sim. Agora vamos ver se as coisas avançam», afirmou a diplomata chinesa.

 

Na audiência, também foi abordado o projeto de construção de casas sociais no país. Existe um acordo para a construção de mais de 200 casas sociais, das quais 140 já estão em construção na cidade de Guadalupe, capital do distrito de Lobata e, em Santana, capital do distrito de Cantagalo.

 

O distrito de Caué, no sul da ilha de São Tomé e a Região Autónoma do Príncipe beneficiarão igualmente do mesmo modelo de casas sociais.

 

Xu Yingzhen apresentou as suas cartas credenciais ao presidente da República há poucos dias. É a primeira diplomata que representa Pequim no arquipélago.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin