O Banco central de São Tomé e Príncipe vai introduzir, no dia 26 deste mês, no sistema financeiro nacional novas notas de 5 e 10 dobras.
Num comunicado distribuído à imprensa na passada sexta-feira, o Banco Central diz que que as notas que estão em circulação “não se adaptaram as características climáticas” do país.
“Perante esses factos, o banco Central decidiu produzir as novas notas em papel algodão, com um design semelhante ao anterior, sem janela transparente e com reforço das características de durabilidade e resistência”, diz o documento.
Num outro documento a que a E-global teve acesso diz também que a partir de 26 deste mês, será reintroduzida no mercado financeiro local uma nova nota de 200 dobras em substituição da anterior que já vigorava no país.
O BC refere ainda que “a substituição das notas anteriores produzidas em polímero, será feita gradualmente por um período de co-circulação de até dois anos”.
Recorde-se que a nota de 200 dobras antiga foi extinta à luz de uma polémica resultante da exportação ilegal para fora do país, pela anterior administração de São Tomé e Príncipe.