STP: Observadores da CPLP dizem que campanha decorre com “normalidade”

O chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nas eleições legislativas, autárquicas e regionais são-tomenses, agendadas para 25 de setembro, partilhou que a campanha eleitoral tem decorrido “dentro da normalidade”

Ainda de acordo com Rafael Vidal, a CPLP não tem inquietações acerca do processo eleitoral. “Não temos nenhuma inquietação em relação ao processo eleitoral. Ao que tudo indica, já se vem realizando com bastante serenidade, com bastante organização, com bastante imparcialidade dos atores envolvidos. Não existe nenhuma consideração específica que nos leve a temer pelo pleito”, disse nesta quarta-feira, 21 de setembro, sendo citado pela “Lusa”. 

O também Embaixador da República Federativa do Brasil em Angola chefia uma equipa de 21 observadores, que marcam presença no país africano entre os dias 19 e 28 de setembro. 

A MOE-CPLP tem como objetivo acompanhar a fase final da campanha eleitoral, o dia do sufrágio – incluindo a abertura e o encerramento de urnas – e o apuramento parcial dos resultados. Deve ainda “verificar eventuais aperfeiçoamentos que podem ser feitos” para as eleições seguintes, de acordo com Rafael Vidal. 

“Nós permitimo-nos acompanhar e eventualmente como testemunhas sugerir aperfeiçoamentos que se referem à lei eleitoral do país, não ao que, como observadores estrangeiros, poderíamos considerar que seria o correto ou mais indicado ou menos indicado. O nosso parâmetro de atuação é a lei eleitoral em São Tomé e Príncipe”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin