São Tomé e Príncipe

STP: Orçamento para 2021 já foi entregue no Parlamento pelo Governo.

Educação, Saúde e Infraestruturas são os setores mais beneficiados no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021, avaliado em 166 milhões de dólares.

 

«É um orçamento que respeita o saldo primário acertado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), esclareceu o ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul. Em comparação com 2020, “as despesas de investimento são inferiores”.

 

De acordo com Osvaldo Vaz, o OGE para o próximo ano “sofreu acréscimos nas despesas correntes”, uma vez que o país está “perante a pandemia da Covid-19. Significa que ainda “vai haver despesas com esta doença”.

 

Relacionado com este domínio, o governo pretende resolver o problema de alguns pagamentos resultantes na área turística, no âmbito ainda dos efeitos da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

«Em 2021, muitas empresas poderão não estar a funcionar ainda e ser necessário manter o regime de lay-off», sublinhou o governante. Neste contexto, haverá “custos adicionais” no setor da educação.

 

Como forma de evitar a propagação da doença, o governo impôs medidas sanitárias na Educação. As escolas passaram a funcionar em regime triplo, sobrecarregando os professores e aumentando o número de salas de aulas.

 

«Por causa do distanciamento, o número de crianças aumentou e tinha que se contratar mais professores. Em concertação com o Fundo Monetário Internacional, as despesas de funcionamento serão superiores no próximo ano”, lembrou Osvaldo Vaz.

 

Dos 166 milhões de dólares, o governo prevê arrecadar receitas internas na ordem de 49 por cento para as despesas previstas para 2021.

 

Osvaldo Vaz não especificou a percentagem da distribuição do valor do orçamento por setor e remeteu para a apresentação do OGE a previsão do governo sobre a taxa de inflação para o próximo ano, bem como a perspetiva do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo