STP: Parlamento e Governo condenam acto criminoso do deputado do Partido MLSTP

Secretário da Assembleia Nacional de STP Arlindo Barbosa

A Assembleia Nacional condenou o acto criminoso perpetrado pelo deputado que abateu a tiro um cambista em frente à Polícia Judiciária na segunda-feira, tal como o Governo liderado pelo primeiro-ministro Jorge Bom Jesus.

As condolências à família enlutada da vítima ,Carlito Nólia, e a condenação do acto praticado pelo deputado Deolindo da Mata, tornaram-se públicas ontem, quase em simultâneo, com a nota do governo a ser lida pelo porta-voz, Adelino Lucas, Secretário de Estado para Comunicação Social e a parlamentar a ser lida pelo Secretário da Mesa do Parlamento, Arlindo Barbosa.

“O governo condena veementemente este acto criminoso, pois nada justifica tamanha violência, atentatória à vida humana, o bem mais sagrado e inviolável”, sublinhou Adelino Lucas na nota de condolências do executivo.

Já em representação do Parlamento, o deputado Arlindo Barbosa, sublinhou que “a Assembleia Nacional lamenta e condena profundamente o sucedido e se disponibiliza a colaborar com as demais instituições do Estado e tomar todas as medidas necessárias tendentes a evitar situações como estas que nada dignificam a casa parlamentar”.

Barbosa disse ainda que “a Assembleia Nacional apela a todas as Senhoras e Senhores deputados, bem como a todas as autoridades militares e paramilitares, detentores de arma de fogo, para que não façam o uso abusivo desse instrumento”.

A Assembleia Nacional tem vindo a acompanhar com grande apreensão as ondas de criminalidade e agressividade a nível nacional e considera que se deva encontrar medidas urgentes para pôr termo a todo este atos violento que em nada abona o bom nome de São Tomé e Príncipe, sublinhou Arlindo Babosa.

Do outro lado, o porta-voz do executivo, Adelino Lucas disse que “ num Estado de Direito Democrático, a lei está acima de todos, dirigentes, governantes e deputado” para depois sublinhar que “ o governo exorta a Assembleia Nacional para colaborar com a justiça em tudo quanto se afigura fundamental para que as entidades judiciais desempenhem a sua função”

“Neste momento em que se assinala o mês da modernização da justiça, a nação são-tomense aguarda com expectativa que a justiça seja feita de forma exemplar, eficaz e célere”, disse Lucas, acrescentando que “ o governo apela à população a se manter calma e serena, devendo cumprir de forma escrupulosa medidas para a manutenção da ordem pública, proteção de pessoas e bens”.

“Pois não será tolerado nenhuma ação de desacato, vandalismo ou qualquer facto passível de pôr em causa a tranquilidade e paz social reinante”, disse, sublinhando que “ o governo lamenta o sucedido e aproveita o ensejo para endereçar a família enlutada as sua condolências nesta hora de tristeza, dor e luto”.

O deputado Deolindo da Mata do MLSTP-PSD, baleou mortalmente, esta segunda-feira, o “cambista” Carlitos Nólia de 44 anos, a poucos metros da sede da Polícia Judiciária por presumível ajustes de contas num alegado negócio por contração de dívidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

A Missão Empresarial Moçambique – Portugal, vai decorrer no Porto e em Lisboa, de 22 a 24 de abril, e…
Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, anunciou que será criada uma base de…
Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Esta segunda-feira, quatro militares israelitas da Brigada Golani conseguiram infiltrar-se, no sul do Líbano, mas foram emboscados pelo Hezbollah, que…
Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

O político Venâncio Mondlane considera ilegal o perfil de candidato presidencial da Renamo aprovado pelo Conselho Nacional do partido.  Os…