O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante a campanha eleitoral para o sufrágio de domingo, 25 de setembro. A formação política promete criar um gabinete para incentivar a emigração.
Na campanha para as eleições legislativas, o dirigente afirma que que está a transmitir uma mensagem clara e concreta ao eleitorado, considerando que o seu partido é a melhor solução para o cidadão são-tomense resolver os problemas económicos e sociais.
“De acordo a nossa ideologia, o foco, o ponto principal deve ser as pessoas. Não adianta construir pontes e prédios, e as pessoas viverem mal”, disse, citado pela “Téla Nón”.
A seu ver, o país está parado, desanimado. “A única solução que a gente vê neste momento é dizer às pessoas: pega o avião e vai experimentar a sorte por outras paragens”, defendeu.
No caso de perder as legislativas, Espírito Santo assegura que terá muito mais razão para implementar o projeto de promoção da emigração. “Nós, o Partido Novo, declaramos aqui que após estas eleições vamos criar um gabinete. Achamos que o governo deveria fazê-lo. Mas vamos fazê-lo, para assessor toda gente, e incentivar toda gente, a pegar o avião e viajar”, concluiu.