O embaixador Português acreditado em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo, fez esta quarta-feira 31 de Março, a entrega de um lote de materiais médicos sanitários contra Covid-19, às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, (FASTP), com destaque para 300 testes rápidos.
A entrega decorreu nas instalações no Centro de Saúde Militar das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe (FASTP), e o embaixador fez-se acompanhar pelo Adido da Defesa da Embaixada de Portugal.
O Ministro da Defesa e Ordem Interna de São Tomé e Príncipe, Óscar Sousa, recebeu os donativos com a presença do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMFA), Brigadeiro-General Idalécio Pachire, o Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Comandante do Exército, o representante do Comandante da Guarda Costeira, o Oficial de Ligação ao MAI, o Chefe da Missão de Assessoria Naval do Brasil e os militares da Cooperação no Domínio da Defesa e do NRP Zaire.
Depois da entrega o embaixador português efetuou uma visita guiada às obras de reabilitação do Centro de Saúde Militar, apoiado pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal, Almirante Silva Ribeiro.
As referidas obras iniciaram-se em 15 de março de 2021, e estão a ser realizadas pela Companhia de Engenharia do Exército santomense, estando a coordenação da mesma a cargo do Gabinete do Adido de Defesa, contando ainda com o apoio técnico do Assessor Técnico do Projeto 3 da Cooperação no Domínio da Defesa, Primeiro-Sargento Cláudio Barros do Exército Português.