STP: Presidente do parlamento felicita João Lourenço e MPLA pela vitória

O Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Delfim Santiago das Neves, felicitou esta segunda-feira João Lourenço e o Partido MPLA pela vitória nas eleições gerais realizadas no passado dia 24 de agosto em Angola.

Delfim Neves fez estas declarações aquando da sua chegada ao país, depois de ter estado em missão oficial no Reino de Marrocos, na reunião dos Presidentes dos Parlamentos Africanos, e na Coreia do Sul, na tradicional conferência internacional sobre a Paz Mundial.

“As eleições podem ser livres, podem ser transparentes, o que conta é a vontade dos homens que decidem” disse o Presidente do Parlamento São-tomense, para depois acrescentar que “Angola tem o resultado que tem, todos sabemos”.

Delfim Neves lamentou dizendo que “a minha maior tristeza é que em alguns casos, há uma preocupação enorme em algumas fontes internacionais e em outros casos não” – argumentando depois que “o que se passa em Angola são reações de quem se sente derrotado e injusta ou justamente reclama, e outro lado que consagra a sua vitória”.

Neves finalizou dizendo que “eu só posso honestamente dizendo o seguinte, felicitar o MPLA e o seu Presidente João Lourenço pela vitória face aos resultados que foram publicados”.

Recorde-se quo MPLA venceu as eleições com 51,17% dos votos, seguido da UNITA com 43,95%. O MPLA fica com 124 deputados (tinha 150, perdeu 26) e a UNITA com 90 assentos parlamentares, no último mandato tinha 51.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…
Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças. …
Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse que a corporação irá investigar eventuais crimes praticados durante o governo do…
Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

Ucrânia: Economia caiu 30,4% devido ao conflito com a Rússia

A economia ucraniana baixou 30,4% em 2022. O motivo deve-se à invasão russa, iniciada a 24 de fevereiro.  Trata-se de uma…