O Presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Delfim Santiago das Neves, felicitou esta segunda-feira João Lourenço e o Partido MPLA pela vitória nas eleições gerais realizadas no passado dia 24 de agosto em Angola.
Delfim Neves fez estas declarações aquando da sua chegada ao país, depois de ter estado em missão oficial no Reino de Marrocos, na reunião dos Presidentes dos Parlamentos Africanos, e na Coreia do Sul, na tradicional conferência internacional sobre a Paz Mundial.
“As eleições podem ser livres, podem ser transparentes, o que conta é a vontade dos homens que decidem” disse o Presidente do Parlamento São-tomense, para depois acrescentar que “Angola tem o resultado que tem, todos sabemos”.
Delfim Neves lamentou dizendo que “a minha maior tristeza é que em alguns casos, há uma preocupação enorme em algumas fontes internacionais e em outros casos não” – argumentando depois que “o que se passa em Angola são reações de quem se sente derrotado e injusta ou justamente reclama, e outro lado que consagra a sua vitória”.
Neves finalizou dizendo que “eu só posso honestamente dizendo o seguinte, felicitar o MPLA e o seu Presidente João Lourenço pela vitória face aos resultados que foram publicados”.
Recorde-se quo MPLA venceu as eleições com 51,17% dos votos, seguido da UNITA com 43,95%. O MPLA fica com 124 deputados (tinha 150, perdeu 26) e a UNITA com 90 assentos parlamentares, no último mandato tinha 51.