São Tomé e Príncipe

STP: Presidente Evaristo Carvalho questiona testes de PCR

O Presidente da República, Evaristo Carvalho, questionou esta quinta-feira sobre os testes de PCR no país, no encontro com os órgãos de soberania sobre a evolução da pandemia Covid-19.

Na abertura do encontro que decorreu no Palácio do Povo, Evaristo Carvalho questionou dizendo “a  partir de quando estaremos em condições de realizar testes PCR no País ?”.

O chefe de estado são-tomense disse que “respostas as estas questões nos permitirão dispor de um plano de descofinamento a curto e médio prazos baseado na previsibilidade da evolução da situação da pandemia”.

Evaristo Carvalho considerou o momento para balanço solicitando depois “o que foi feito, quais os resultados a esperar e progressos realizados, quais as principais dificuldades encontradas, em que situação encontra, o que resta a fazer, qual programação para alcançar a meta e que meios estão a nossa disposição”.

“Importa caracterizarmos a situação epidemiológica do País” – disse o chefe de estado para depois questionar “em que fase estamos, como irá evoluir a situação”.

Carvalho disse que ainda que “a mobilização de recurso através de parceiro é vital como forma de se encontrar meios para fazer face a pandemia, tendo em conta a débil situação económico-financeira do País”.

Além do “aspeto sanitário da resposta” face a pandemia o Presidente da República manifestou preocupação de índole “socioeconómico da resposta”, tendo-se referido a necessidade para “garantir de forma gradual a retoma da economia”.

As últimas estatísticas sobre evolução da doença no País dão conta da existência de 639 casos positivos por acumulação sendo,  463 em isolamento domiciliar, 8 internados no hospital de campanha, 156 recuperações bem como o registo de 12 mortos por acumulação.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo