STP: Professores entram em greve por tempo indeterminado

Os professores de todo o centro de ensino estatal de São Tomé e Príncipe, começaram na manhã de ontem, terça-feira, uma greve geral por tempo indeterminado.

O governo, liderado pelo Primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, já se pronunciou considerando de ilegal os sindicalistas terem optado pela paralisação enquanto decorriam negociações.

Segundo uma fonte do sindicato dos professores, os mesmos reivindicam o aumento do salário base, a passagem ao quadro de alguns docentes, a promoção de outros que estão há vários anos dentro do sistema educativo e a melhoria das condições materiais.

O sistema dos docentes conta com mais de três mil professores e a paralisação vai abranger todos os níveis, incluindo a pré-escolar.

O governo considera que a SINPRESTEP, Sindicato dos Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe agiu de “espirito de má-fé, e pouco ordeiro” e condena “veementemente a atitude retrógrada dos líderes do sindicato dos professores e apela aos pais e encarregados de educação para que enviem os seus filhos para as escolas”.

Entretanto, fontes sindicais argumentam que “após várias negociações tidas com o Ministério de Educação e Ensino Superior e na ultima instancia, encontro conjunto com Staff do Ministério das Finanças chegando mesmo ao ponto de assinatura de um memorandum de entendimento, subitamente o SINPRESTEP percebeu o não cumprimento de dois pontos constantes no referido documento.

Este facto deixou os professores e educadores indignados que em assembleia decidiram decretar greve a partir desta terça-feira dia 2 de Fevereiro”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

A polícia da África do Sul deteve no sábado, 07 de janeiro, um homem que estava a ser procurado por…
Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou que vai ouvir este mês os partidos com assento parlamentar e outras forças…
Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

O grupo parlamentar da UNITA realizou um seminário sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 no…
Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou nesta segunda-feira, 09 de janeiro, que conversou ao telefone com o Presidente da…