STP: Prorrogado por mais um ano a Fase II do período de pesquisa no Bloco 11 na ZEE

A Agência Nacional do Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP), em representação do Estado são-tomense, e as petrolíferas Kosmos Energy, Shell e a Galp Energia concordaram, através de uma adenda, em prorrogar por 12 meses, a Fase II do Período de Pesquisa do Contrato de Partilha de Produção do Bloco 11 da Zona Económica Exclusiva.

Segundo o comunicado da ANP-STP, a solicitação foi feita pela Kosmos Energy, enquanto operadora do Bloco, na sequência da Resolução aprovada em junho último, pelo governo de “um Regime Excecional de Flexibilização dos termos dos Contratos de Partilha de Produção no âmbito da Pandemia Covid-19”.

«O processo de pesquisa do petróleo em São Tomé e Príncipe ainda se encontra numa fase embrionária, mas o país também foi atingido pelos impactos da crise provocada pela nova realidade da pandemia e os atrasos nas atividades de pesquisa», acrescenta o documento.

Com a celebração da sexta adenda, “a Fase II do Período de Pesquisa terá uma duração de três anos, tendo iniciado em 6 de agosto de 2019 e com término previsto para 5 de agosto de 2022, mantendo-se inalterados todos os demais termos do Contrato de Partilha de Produção inicialmente celebrado”.

“Os compromissos com os projetos sociais e a formação de quadros nacionais são renovados durante o período da prorrogação”, precisa a nota

O grupo empreiteiro do bloco 11 da Zona Económica Exclusiva (ZEE) é constituído pela Kosmos Energy, na qualidade de operadora, com 35%, Shell e Galp Energia com 30 e 20% respetivamente, e a ANP-STP, com 15% que o Estado santomense tem direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Dois militares julgados pelas explosões de março

Guiné Equatorial: Dois militares julgados pelas explosões de março

Dois militares, um oficial e um soldado, estão a ser julgados pelas explosões ocorridas em Bata, a 07 de março. O incidente aconteceu num acampamento militar, tendo causado 107 óbitos e 615…
Cabo Verde: Programa de governo prioriza Sistema Nacional de Saúde

Cabo Verde: Programa de governo prioriza Sistema Nacional de Saúde

O Programa de governo para a décima legislatura em Cabo Verde inclui um conjunto de investimentos que servem para melhorar o Sistema Nacional de Saúde (SNS),…
Timor-Leste apoiado pela UE na realização das presidenciais

Timor-Leste apoiado pela UE na realização das presidenciais

O embaixador da União Europeia (UE) em Timor-Leste, Andrew Jacobs, afirmou que a UE vai apoiar o Secretariado Técnico da…
Moçambique: População de Cabo Delgado faz novas queixas sobre FDS

Moçambique: População de Cabo Delgado faz novas queixas sobre FDS

A população de Macomia, situada na província moçambicana de Cabo Delgado, voltou a queixar-se de abusos e extorsões por parte das Forças de Defesa…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin