Tribunal Constitucional declarou Evaristo Carvalho como Presidente da República

José Bandeira, Juiz Presidente do Tribunal Constitucional leu na tarde de segunda-feira, o resultado definitivo da segunda volta das eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe.

O Juiz Presidente começou por anunciar os nomes dos seus pares, e faltou 1 deles, o Juiz Conselheiro Silvestre Leite. José Bandeira não explicou o motivo da ausência de um dos pares do Tribunal Constitucional, e avançou com os resultados definitivos.

O número de votantes foi 51226, correspondentes a 46,06%, e o número de abstenções foi de 59996, correspondentes a 53,94%.

Quanto aos votos validamente expressos foram de 41820, correspondentes a 81,64%, dos quais Evaristo Carvalho obteve 41820 votos, que corresponde a 100%.

Divulgados os números do apuramento geral, José Bandeira, recorreu a lei eleitoral para proclamar o vencedor da segunda volta das eleições presidenciais. “É proclamado vencedor das eleições presidenciais de 7 de Agosto de 2016 o candidato Evaristo do Espírito Santo Carvalho com um total de 41820 votos correspondendo a 100% dos votos validamente expressos, o que corresponde a 81,64% do total dos votantes”, afirmou.

Segundo o Presidente do Tribunal Constitucional Evaristo Carvalho é o novo Presidente da República. “Assim nos termos do artigo 78 da Constituição da República é o senhor Evaristo Espírito Santo Carvalho, eleito Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Para constar lavrou-se a presente ata lida e devidamente assinada por todos os membros da Assembleia de Apuramento Geral”, concluiu o Juiz Presidente do Supremo Tribunal de Justiça nas vestes do Tribunal Constitucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…