UE felicita STP pelas eleições realizadas de “forma pacífica”

A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia felicitou “os eleitores de São Tomé e Príncipe que votaram de forma pacífica e pacientemente, bem como todos os membros de mesa” nas eleições legislativas, regionais e autárquicas de domingo, 25 de setembro

O grupo partilhou ainda nesta terça-feira, 27 de setembro, que avaliou “as operações de votação e contagem foram avaliadas como satisfatórias pelos observadores da MOE UE nas 157 assembleias de voto observadas, com um bom nível de transparência”, cita a “STP-Press”. 

As conclusões preliminares da referida Missão foram divulgadas pela Observadora-Chefe, Maria Manuel Leitão Marques, deputada do Parlamento Europeu. “Isto é confirmado pelo número de editais de resultados que vimos afixados no exterior de quase todas as assembleias de voto que observamos”, realçou. 

Ainda assim, apontou pelo menos um aspecto negativo. “Os partidos políticos puderam fazer campanha livremente e fizeram-no pacificamente. No entanto, observámos uma grande disparidade de recursos entre os diferentes partidos políticos e candidatos, devido à ausência de limites máximos de despesas de campanha e à difícil aplicação da proibição de financiamento estrangeiro”, observou. 

Sabe-se que a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia vai permanecer no país para acompanhar as restantes fases do processo, incluindo o anúncio dos resultados e eventuais reclamações e recursos. Depois irá publicar “um relatório final, incluindo análises completas e recomendações para possíveis melhorias das futuras eleições”, mencionou a Observadora-Chefe. 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…
Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos…
Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal já reconheceu as qualificações académicas de cerca de 100 cidadãos ucranianos desde…