STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira, entre eles Arlécio Costa, do ex integrante e  extinto pelotão sul africano “Búfalo”.

A informação foi avançada por fonte militar que contraria assim as informações avançadas nas primeiras horas de ontem, pelo Primeiro-Ministro e Chefe do governo Patrice Trovoada que dizia que “não houve nenhum morto, apenas um ferido, trata-se do Tenente Marcelo que foi ferido, mas a sua vida não corre perigo”.

Na conferência de imprensa, Arlécio Costa não fazia parte dos invasores, mas foi chamado devido a denúncia feita pelos invasores do quartel, o que obrigou o Estado Maior das Forças Armadas a detê-lo como também Delfim Neves, ex-presidente da Assembleia Nacional e deputado do Partido “Basta”.

Trovoada disse ainda que foram detidos os quatro atacantes, “ligados ao famoso e triste grupo dos Búfalos”, que entraram no quartel, aparentemente com o intuito de se apoderarem de armas de fogo. Em carrinhas, no exterior, encontravam-se ainda mais elementos que trocaram fogo com os militares.

Face a estes incidentes o Presidente da República, Carlos Vila Nova cancelou a sua deslocação a Cabo Verde e Sérvia e convocou com carácter de urgência, o Conselho Superior de Defesa Nacional, que ficou agendado para as 10 horas, deste domingo.

Não sendo de excluir, o envolvimento de mais Santomenses e até de cidadãos estrangeiros, aguarda-se pelos resultados das investigações e sobretudo das autópsias, para as quais as autoridades Santomenses irão ser auxiliadas pela Polícia Judiciária Portuguesa e pelos peritos do Instituto de Medicina Legal Português.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

Moçambique recebe do Japão cinco viaturas de bombeiros

O Governo japonês disponibilizou cerca de 170 mil dólares a Moçambique para a aquisição de cinco viaturas destinadas ao Serviço…
Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

Angola: Reintegrados mais de 500 ex-militares em ações contra fome e pobreza

A vice-governadora provincial para o setor Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, afirmou que 593 ex-militares foram reintegrados…
Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

Banco Mundial indica crescimento de 4,1% para Timor-Leste

O Banco Mundial prevê que Timor-Leste registe um crescimento económico de 4,1% em 2024 e 2025, através do alívio das…
UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…