STP: Assalto ao Quartel das Forças Armadas

Para os santomenses uma das prioridades é conhecer rapidamente o desfecho da investigação relacionada com os acontecimentos de 25 de novembro de 2022.

Há, por enquanto, várias perguntas sem resposta. Entre elas, se o alegado assalto ao Quartel das Forças Armadas, foi intencional ou um simulacro? Por quê da tortura e assassinato de quatro civis, por militares, um deles – Arlécio Costa – que nem estava no teatro das operações e a prisão de civis, alegadamente mandantes da intentona, por militares, desrespeitando todos os procedimentos legais? E, ainda, a estranheza perante o facto do presidente da República, enquanto comandante supremo das FASTP não tenha sido o primeiro a falar o país sobre os acontecimentos, mas sim o primeiro-ministro, Patrice Trovoada?

Carlos Vila Nova fez referência na sua mensagem de Ano Novo a “estes acontecimentos que marcaram muito negativamente a nossa sociedade, pelo que todos, aguardamos ansiosos pelo seu desfecho com as investigações em curso”.

As investigações estão a ser conduzidas, segundo o Ministério Público, por uma equipa da Polícia Judiciária e da Medicina Legal portuguesa e sob o olhar atento de especialistas da CEEAC e do Alto Comissariado regional dos Direitos Humanos.

As estruturas do judiciário entrou de férias até março próximo, mas os “trabalhos vão continuar”, confirmou a e-Global, o Procurador-geral, Kelve Nobre de Carvalho, porque o processo envolve pessoas que estão privadas de liberdade.

Entretanto, a Plataforma da oposição que realizou uma manifestação de rua e teve audiências com o chefe de Estado e o ministro da Defesa e Ordem Interna, Jorge Amado, sobre o tema, já anunciou que continuará a exercer pressão para que o episódio seja esclarecido e os responsáveis exemplarmente castigados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…