Patrice Emery Trovoada, Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, numa conferencia de imprensa concebida aos órgãos de comunicação social, afirmou que o tiroteio ocorrido na madrugada desta sexta-feira, no quartel militar, na capital do país, tinha como objetivo de Golpe de Estado.
Patrice trovoada condenou o ato e disse que situação já está controlada, a investigação está em marcha com algumas detenções de suspeitos entre os quais, Arlécio Costa do ex-pelotão “Búfalo” e o ex-presidente do Parlamento e atual deputado do movimento BASTA, Delfim Neves.
Nesta conferencia de imprensa, Trovoada disse ainda que “não houve vitimas mortais, mas provocou ferimentos, sem gravidade, com realce para um oficial feito refém, que está internado no Hospital Central”.
O chefe do governo parabenizou as forças armadas pela prontidão que tiveram na “neutralização desta tentativa de Golpe de Estado”.
Patrice Trovoada disse esperar que a verdade seja apurada e que todos os envolvidos neste ataque sejam responsabilizados.