Depois de empossado como Primeiro-Ministro e chefe do XVIII governo constitucional de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada, fez chegar ao Presidente da República a composição do seu elenco governamental com onze ministérios, entre eles quatro senhoras.
Segundo o decreto Presidencial, a que a E-global teve acesso, o escolhido para a diplomacia do país é o Alberto Neto Pereira, que chefiará o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades.
Ilza Amado Vaz, vai chefiar o Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, enquanto que o Gareth Santo Guadalupe, vai para Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.
Jorge Amado mantém no Ministério da Defesa e Administração Interna, enquanto que o Abel Bom Jesus, foi chamado para tutelar o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Genésio da Mata é o novo rosto do Ministério do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Celsio Junqueira, é agora o homem que ministra o Ministro da Saúde, Trabalho e dos Assuntos Sociais.
Isabel de Abreu, é agora o rosto da educação, assume o Ministério da Educação, Cultura e Ciências, Adelino Rosa Cardoso é agora o Ministro das Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente.
Eurídice Medeiros é a Ministra da Juventude e Desporto e Maria Pina Delgado, Ministra dos Direitos da Mulher.
Os membros do Governo chefiado pelo Primeiro-Ministro Patrice Emery Trovoada será empossado hoje, no palácio Presidencial, no centro da capital do país.