300 empresas privadas fecham em Timor-Leste, 70% são estrangeiras

Florêncio Sanches, diretor do Serviço de Registro e Verificação de Empresas (SERVE) timorense, declarou que 300 empresas irão fechar no país devido ao clima económico que se vive em Timor-Leste.  

Das 300 empresas, 70% são detidas por estrangeiros, que avançaram com o pedido de encerramento há 2 meses.  

As empresas que irão encerrar são do sector retalhista e da construção civil, tendo invocado algumas a “ausência de propostas” do executivo timorense de forma a manter as empresas em funcionamento. 

Refira-se que a Lei do Investimento Privado foi aprovada no parlamento timorense, por unanimidade, a 25 de abril de 2017, com o objectivo de “promover o investimento através de garantias gerais para todos os investidores e benefícios especiais para investidores que respeitem algumas exigências adicionais. As condições são, portanto, mais atrativas, o que facilita o investimento privado local e estrangeiro e promove o desenvolvimento do setor privado em Timor-Leste”.  

A nova lei do investimento privado foi harmonizada com a legislação dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).  

O presidente Francisco Lu-Olo sublinhou, em junho passado, a necessidade de promover de forma mais célere a “adesão de Timor-Leste” à ASEAN, garantindo a segurança e estabilidade regionais. Intenção de adesão que foi reforçada por Dionísio Babo Soares, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do executivo liderado por Taur Matan Ruak, e por José Ramos Horta, ex-presidente de Timor-Leste, na semana passada.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…