O Diretor Nacional do Emprego Exterior da Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE) de Timor-Leste, Filomeno Soares, informou que o Governo australiano rejeitou a entrada dos trabalhadores timorenses do programa sazonal que tomaram a vacina da Sinovac.
“O Governo timorense disponibiliza para os candidatos a trabalhadores sazonais duas vacinas contra a Covid-19 – Sinovac e AstraZeneca. No entanto, o Executivo australiano não aceita a entrada dos que foram vacinados com a Sinovac”, explicou.
“Depois de recebermos o anúncio, verificámos que a maioria destes tomou a da China”, acrescentou o responsável.
Ainda segundo Filomeno Soares, o anúncio da Austrália chegou depois do período de inoculação. No entanto, assegurou que a SEFOPE vai registar todos os nomes dos jovens que continuam na lista dos trabalhadores do programa sazonal australiano.
Quando questionado sobre os candidatos que já tomaram a vacina da Sinovac, disse que a SEFOPE vai coordenar-se com o Ministério da Saúde para resolver a situação.
“Vamos coordenar-nos com o Ministério da Saúde para vermos se estes podem tomar a da AstraZeneca. Não os podemos obrigar a vacinarem-se com a AstraZeneca, porque não queremos correr riscos”, concluiu.