O Banco Mundial alertou que Timor-Leste está a enfrentar uma crise de capital humano. Para combater o problema, considera necessária a realização de “uma ação urgente” para que as crianças nascidas atualmente no país possam colocar em prática o seu “potencial produtivo na vida adulta”.
O aviso foi feito através do relatório “Aproveitando as oportunidades de uma vida inteira — Revisão do Capital Humano de Timor-Leste 2023”, que foi divulgado na página oficial do Banco Mundial na Internet.
No documento lê-se que as “crianças nascidas atualmente no país terão menos de metade da produtividade que poderiam alcançar em adultos caso tivessem completado a sua formação académica” e tivessem acesso total a cuidados de saúde.
“De acordo com o Índice de Capital Humano do Banco Mundial, as crianças nascidas atualmente em Timor-Leste realizarão apenas cerca de 45% do seu potencial produtivo na vida adulta”, é ainda mencionado.
No entanto, a instituição financeira internacional salienta que, “apesar desta perspetiva desanimadora, existem oportunidades únicas que devem ser aproveitadas já para dar resposta a esta crise”, devendo ser construído um capital humano de “alto nível” com educação de qualidade, saúde, nutrição e proteção social.