Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Brasil quer cooperar com Timor-Leste no setor agrícola

O Brasil mostrou disponibilidade para cooperar com Timor-Leste no setor agrícolaprincipalmente na agropecuária e no desenvolvimento de cadeias produtivas de frutas tropicais. 

Esta informação foi divulgada pelo embaixador brasileiro em Timor-LesteAldemo Garcia. Ainda segundo o próprio, tanto a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapaquerem o trabalho em conjunto dos dois países. 

Aldemo Garcia disse também que o ministro da Agricultura e Pescas timorense, Pedro dos Reis, manifestou recentemente a vontade de reativar a cooperação técnica agrícola brasileira. 

“O ministro identificou como área fundamental de possível cooperação, num primeiro momento, o reforço do programa de produção de animais neste país, em parceria com o Centro de Produção Animal localizado em Dotik, no município de Manufahi”partilhou. 

“Além disso, o ministro tem interesse de, futuramente, cooperar na pesquisa e desenvolvimento de cadeias produtivas de frutas tropicais como o caju e a mandioca, em processos biológicos no solo (por exemplo a fixação biológica de nitrogénio), na agroecologia e na aquicultura”, acrescentou.

O diplomata sublinhou igualmente que o Brasil pode ajudar Timor-Leste a responder ao grande desafio de “tornar a agricultura timorense autossuficiente e sustentável”. Isto porque, apesar de a maior parte da população timorense trabalhar no setor agrícola, a quase totalidade trata-se de agricultores de subsistência, com a capacidade produtiva do país a ser ainda insuficiente, o que obriga à importação de produtos alimentares de vários tipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo autoriza acordo com BAD para aeroporto de Díli

Timor-Leste: Governo autoriza acordo com BAD para aeroporto de Díli

O Governo timorense, através do ministro das Finanças, Rui Gomes, e o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) vão assinar um…
Cabo Verde: Produção na construção civil regista aumento de 63%

Cabo Verde: Produção na construção civil regista aumento de 63%

A produção na construção civil em Cabo Verde aumentou 63% no segundo trimestre de 2021, em relação ao período homólogo…
Angola: PR aprova financiamento de USD 150 milhões contra Covid-19

Angola: PR aprova financiamento de USD 150 milhões contra Covid-19

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, aprovou um empréstimo de 150 milhões de dólares (127 milhões de euros)…
No próximo fim-de-semana, o CCB vai estar na Batalha e em Coimbra

No próximo fim-de-semana, o CCB vai estar na Batalha e em Coimbra

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Centro Cultural de Belém (CCB) continua…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin