Brasil | Timor Leste

Brasil quer cooperar com Timor-Leste no setor agrícola

O Brasil mostrou disponibilidade para cooperar com Timor-Leste no setor agrícolaprincipalmente na agropecuária e no desenvolvimento de cadeias produtivas de frutas tropicais. 

Esta informação foi divulgada pelo embaixador brasileiro em Timor-LesteAldemo Garcia. Ainda segundo o próprio, tanto a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapaquerem o trabalho em conjunto dos dois países. 

Aldemo Garcia disse também que o ministro da Agricultura e Pescas timorense, Pedro dos Reis, manifestou recentemente a vontade de reativar a cooperação técnica agrícola brasileira. 

“O ministro identificou como área fundamental de possível cooperação, num primeiro momento, o reforço do programa de produção de animais neste país, em parceria com o Centro de Produção Animal localizado em Dotik, no município de Manufahi”partilhou. 

“Além disso, o ministro tem interesse de, futuramente, cooperar na pesquisa e desenvolvimento de cadeias produtivas de frutas tropicais como o caju e a mandioca, em processos biológicos no solo (por exemplo a fixação biológica de nitrogénio), na agroecologia e na aquicultura”, acrescentou.

O diplomata sublinhou igualmente que o Brasil pode ajudar Timor-Leste a responder ao grande desafio de “tornar a agricultura timorense autossuficiente e sustentável”. Isto porque, apesar de a maior parte da população timorense trabalhar no setor agrícola, a quase totalidade trata-se de agricultores de subsistência, com a capacidade produtiva do país a ser ainda insuficiente, o que obriga à importação de produtos alimentares de vários tipos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo