Timor Leste

Comissão Nacional de Eleições timorense garante que há condições para eleições antecipadas

arquivo

O Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste, Alcino Baris, afirmou acreditar que o país tem condições financeiras e legislativas para realizar eleições presidenciais antecipadas, escreve o portal Timor Agora. Segundo Alcino Baris, a CNE e o STAE [Secretariado Técnico da Administração Eleitoral] podem reutilizar alguns materiais, por isso as despesas serão reduzidas, sendo apenas necessário recrutar alguma assistência técnica. Alcino Baris explica ainda que a realização de eleições antecipada é “uma das formas de conseguir viabilizar a incerteza política neste país” e ressalva que “não se pode lamentar ou dizer que não vai haver orçamento“.

Atualmente, Timor-Leste continua a viver um período de incerteza política que já se arrasta há vários meses. Os partidos da oposição chumbaram o Programa do Governo no Parlamento Nacional, e também já foi apresentada uma moção de censura e uma proposta de destituição do Presidente do Parlamento, Aniceto Guterres Lopes.

A possibilidade da realização de eleições antecipadas são por isso uma possibilidade, mas a decisão cabe ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo