Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

FMI deixa recomendações a Timor-Leste para recuperar economia

A equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu o relatório da Missão do Artigo IV sobre Timor-Leste. Este documento inclui três recomendações para uma recuperação modesta da economia timorense em 2021. 

Entre as recomendações estão um forte apoio fiscal, uma recuperação do consumo privado e também a implementação da vacinação contra a Covid-19, que teve início em abril. 

Também de acordo com o relatório, a prioridade consiste em vacinar a população de forma mais rápida, fornecendo assistência financeira a pessoas vulneráveis que foram afetadas pela pandemia e também pelas inundações ocorridas no país no passado mês de abril. Os esforços visam concentrar-se no reforço da posição fiscal e ainda na reforma estrutural para a criação de emprego e diversificação económica. 

Esta equipa do FMI foi liderada por Pablo Lopez Murphy, que orientou as discussões através de reuniões virtuais para as consultas da Missão do Artigo IV de 2021 com Timor-Leste, nomeadamente com o Ministério das Finanças e o Banco Central de Timor-Leste para atualizar a visão macroeconómica do país. 

“A equipa da Missão do Artigo IV vai preparar e entregar o relatório, facilitando ao Governo o desenvolvimento da política fiscal de forma mais adequada a curto, médio e longo prazo. Este documento serve como uma referência ao Executivo na fase de preparação e elaboração do Orçamento Geral de Estado para 2022”, informou a organização internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin