Oceânia | Timor Leste

Governos de Timor-Leste e Território do Norte da Austrália assinam acordo de cooperação

Os governos de Timor-Leste e Território do Norte da Austrália assinaram nesta segunda-feira, 08 de julho, um Acordo de Parceria Estratégica relacionado com a implementação de um novo quadro estratégico para a cooperação bilateral.

O evento decorreu no Palácio do Governo, em Díli, tendo o documento sido rubricado pelo atual ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação em exercício, Agio Pereira, em representação do Governo timorense, e o Chefe do Território do Norte, o Honorável Michael Gunner.

Prevê-se que este acordo vigore até 2022, altura em que será revisto e atualizado, a menos que uma ou ambas as partes o rescindam por escrito. O objetivo da cooperação é o reconhecimento e o reforço da relação entre as duas partes, visando proporcionar um quadro geral para orientar e avaliar o esforço bilateral.

O documento assinado representa igualmente um forte compromisso mútuo com o futuro das relações entre Timor-Leste e o Território do Norte, com vista à implementação das ações colaborativas para o benefício mútuo dos cidadãos e comunidades dos dois países.

Recorde-se que Timor-Leste e o Território do Norte da Austrália têm uma longa historia de cooperação e uma forte ligação entre os dois povos, que antecedem a independência de Timor-Leste e a autonomia do Governo do Território do Norte.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. Manuel da Costa

    13/07/2019 at 1:07

    Não consigo compreender quando é dito:”Governo do Território do Norte da Austrália”(?) Não o Governo Federal ou simplesmente Governo da Austrália?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo