O Governo do Japão doou, em 2021, 77 milhões de dólares americanos (68 milhões de euros) ao Governo de Timor-Leste. O dinheiro visa apoiar o processo de desenvolvimento de infraestruturas e a campanha de prevenção da Covid-19.
A informação foi divulgada pela Chefe-Adjunta da Missão da Embaixada do Japão em Timor-Leste, Kazumi Yamada. “Este ano, o Executivo nipónico prestou assistência com 170 mil doses da vacina da AstraZeneca e também a projetos de infraestruturas básicas para melhorar a vida das pessoas, bem como a construção de escolas, prestação de serviços de saúde, incluindo o projeto de expansão do aeroporto através da cooperação com o Banco Asiático de Desenvolvimento”, partilhou, citada pela “Tatoli”.
Foram também entregues 38 ambulâncias ao Ministério da Saúde de Timor-Leste, além de equipamento médico a todos os municípios para combater a Covid-19.
Segundo Yamada, o Governo japonês quer continuar a contribuir em 2022 para o desenvolvimento das infraestruturas timorenses, através da cooperação com agências internacionais no país, entre as quais a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).