Lista de membros propostos por Taur Matan Ruak para o próximo governo de Timor-Leste

Há indicações de que a lista dos próximos membros do VII governo de Timor-Leste, que será liderado pelo primeiro-ministro Taur Matan Ruak, e apresentada hoje ao actual presidente timorense, Franciso Lu-Olo, é constituida por membros do anterior governo de Xanana Gusmão (agosto de 2007 a fevereiro de 2015) e  novos elementos.  

Nesse sentido, é apontado Xanana Gusmão como o número dois de Matan Ruak, ocupando a posição de ministro-conselheiro do primeiro-ministro. Quanto a nomes de membros pertencentes ao anterior governo de Xanana Gusmão, salienta-se Francisco Kalbuadi Lay para ocupar o cargo de ministro do Comércio, Indústria, Ambiente e Turismo; Hermenegildo “Agio” Pereira para ministro do Conselho de Ministros; Alfredo Pires para ministro do Petróleo e Recursos Naturais; Sérgio Lobo para ministro da Saúde; Hélder Lopes para ministro das Finanças;  Marcos da Cruz para ministro da Agricultura e Pescas; e Gastão Sousa para ministro das Estratégias de Planeamento e Investimento.  

Nos novos nomes que se preveem que venham a constituir o novo executivo timorense, destaca-se o nome do brigadeiro-general Filomeno Paixão para a pasta da Defesa; Armanda Berta para o cargo de ministra da Solidariedade Social; e Fidelis Magalhães para o cargo de ministro da Administração e Assuntos Parlamentares. 

Refira-se que será o presidente timorense que decidirá da tomada de posse do novo elenco governamental, que poderá ocorrer ainda no final desta semana, em simultâneo com o novo primeiro-ministro.  

Taur Matan Ruak foi nomeado primeiro-ministro, “com efeitos a partir de 22 de junho de 2018”, de acordo com o Jornal da República, segundo decisão do presidente timorense.  

Espera-se que amanhã Franciso Lu-Olo fale sobre a composição do novo executivo e apresente publicamente a sua decisão.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…