Namíbia, Geórgia, Mianmar, Tailândia, Malta e Rússia reforçam interesse na cooperação com Timor-Leste

O novo executivo liderado por Taur Matan Ruak recebeu, através do presidente timorense, Francisco Lu-Olo, o reforço do interesse na área da cooperação bilateral por parte da Namíbia, Geórgia, Mianmar, Tailândia, Malta e Rússia.  

Estes seis países têm vindo a cooperar no domínio da agricultura, educação e saúde com Timor-Leste.  

Refira-se que, em maio de 2017, a ONG timorense La’o Hamutuk (Instituto de Timor-Leste para a Monitorização e Análise do Desenvolvimento) sublinhou que Timor-Leste deveria repensar o plano estratégico de construção de grandes projetos de infraestrutura, como aeroportos internacionais, voltando-se para a agricultura, a educação e a saúde.  

De acordo com declarações de um especialista da La’o Hamutuk: “Timor-Leste está muito perto do fim da sua actual era do petróleo. Já recebeu 98% do dinheiro a receber pelos campos petrolíferos que estão em produção”, referindo que: “Dois terços desse dinheiro está de parte e isso é bom. Mas têm de usar esse dinheiro para se prepararem para uma economia que não inclua reservas de petróleo: educação da população, montar sistemas básicos de abastecimento de água, um sistema nacional de saúde básico”.  

A ONG salientou que mais de 60% da população de Timor-Leste subsiste da agricultura, sendo que: “A maior parte é agricultura de subsistência, apenas para alimentar a família, e isso pode ser melhorado, a produtividade pode ser aumentada. Criando um mercado local para os produtos agrícolas e aumentar algumas exportações”.  

Nesse sentido, a La’o Hamutuk mencionou que Timor-Leste importa bens no valor de 447 milhões de euros anuais, exportando somente 20 milhões, 90% dos quais em café. 

A ONG referiu que os gastos na área da agricultura, saúde e educação, têm decrescido nos últimos três anos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

A não anotação dos órgãos saídos do Xº Congresso Ordinário tem sido interpretado por membros do Partido Africano da Independência…
TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

A petrolífera timorense TIMOR GAP decidiu rejeitar uma proposta da empresa australiana Timor Resources para resolver uma disputa iniciada em 2019 e…
Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

O Governo moçambicano atribuiu a isenção de vistos a Portugal e outros 27 países considerados de baixo risco de imigração…
Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, decidiu criar a Comissão Nacional de Negociações Comerciais. Trata-se de uma estrutura que reúne…