Namíbia, Geórgia, Mianmar, Tailândia, Malta e Rússia reforçam interesse na cooperação com Timor-Leste

O novo executivo liderado por Taur Matan Ruak recebeu, através do presidente timorense, Francisco Lu-Olo, o reforço do interesse na área da cooperação bilateral por parte da Namíbia, Geórgia, Mianmar, Tailândia, Malta e Rússia.  

Estes seis países têm vindo a cooperar no domínio da agricultura, educação e saúde com Timor-Leste.  

Refira-se que, em maio de 2017, a ONG timorense La’o Hamutuk (Instituto de Timor-Leste para a Monitorização e Análise do Desenvolvimento) sublinhou que Timor-Leste deveria repensar o plano estratégico de construção de grandes projetos de infraestrutura, como aeroportos internacionais, voltando-se para a agricultura, a educação e a saúde.  

De acordo com declarações de um especialista da La’o Hamutuk: “Timor-Leste está muito perto do fim da sua actual era do petróleo. Já recebeu 98% do dinheiro a receber pelos campos petrolíferos que estão em produção”, referindo que: “Dois terços desse dinheiro está de parte e isso é bom. Mas têm de usar esse dinheiro para se prepararem para uma economia que não inclua reservas de petróleo: educação da população, montar sistemas básicos de abastecimento de água, um sistema nacional de saúde básico”.  

A ONG salientou que mais de 60% da população de Timor-Leste subsiste da agricultura, sendo que: “A maior parte é agricultura de subsistência, apenas para alimentar a família, e isso pode ser melhorado, a produtividade pode ser aumentada. Criando um mercado local para os produtos agrícolas e aumentar algumas exportações”.  

Nesse sentido, a La’o Hamutuk mencionou que Timor-Leste importa bens no valor de 447 milhões de euros anuais, exportando somente 20 milhões, 90% dos quais em café. 

A ONG referiu que os gastos na área da agricultura, saúde e educação, têm decrescido nos últimos três anos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin