A Missão de Aconselhamento Eleitoral da Organização das Nações Unidas (ONU) informou, através do responsável da Divisão de Assistência Eleitoral do Departamento de Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz (DPPA, na sigla inglesa) do Secretariado da ONU, que está empenhada em auxiliar o processo eleitoral em Timor-Leste.
Zoran Trajkovski fez declarações aos jornalistas à margem da reunião com o primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, onde foi abordado o processo eleitoral para as eleições presidenciais. Recorde-se que o sufrágio vai decorrer em 2022.
“Realizámos um encontro com o primeiro-ministro timorense, baseado no pedido do Governo para prestarmos assistência ao processo eleitoral no país”, disse.
De acordo com a mesma fonte, Ruak mostrou-se satisfeito com a presença da equipa da ONU em Timor-Leste. Houve ainda um encontro com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que salientou a pertinência da presença da missão de aconselhamento para fortalecer o processo eleitoral de forma transparente, legal e democrática, principalmente durante a situação da pandemia da Covid-19.
“A ONU não realizará o trabalho sozinha. Atuará juntamente com as diversas agências e sociedade civil”, acrescentou Trajkovski.