Portugal ajuda Timor-Leste em formação sobre lei anticorrupção

Especialistas portugueses começaram nesta segunda-feira, 08 de fevereiro, um programa de formação a equipas timorenses referente à aplicação da nova lei de combate à corrupção em Timor-Leste. O documento entra em vigor a 22 de fevereiro.

A formação, que irá decorrer até 19 de março, conta com a participação de magistrados do Ministério Público timorense e investigadores da Comissão Anticorrupção (CAC). Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito da “Parceria para a melhoria da Prestação de Serviços através da Gestão e Supervisão das Finanças Públicas reforçada em Timor-Leste” (PFMO).

O PFMO é um programa financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, também agência de implementação. Num comunicado divulgado pelo PFMO pode ler-se que a formação “resulta do domínio da prevenção e combate à corrupção onde existia uma lacuna legislativa no âmbito da criminalização do enriquecimento ilícito, da responsabilização das pessoas coletivas e da criminalização da corrupção no setor privado”.

Recorde-se que o país governado por Francisco Guterres Lu-Olo é um dos Estados que ratificou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), um instrumento “juridicamente vinculante” que “obriga os Estados a prevenir e a criminalizar a corrupção, a promover a cooperação internacional, a recuperar os bens roubados e a melhorar a assistência técnica e a troca de informações em ambos os setores público e privado”.

A lei de combate à corrupção em Timor-Leste foi aprovada pelo Parlamento a 20 de julho e publicada no Jornal da República a 26 de agosto de 2020. Este documento entrará então em vigor 180 dias depois, a 22 de fevereiro deste ano.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin