Portugal | Timor Leste

Portugal apoia populações afetadas pelas cheias em Timor-Leste

Primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak

Portugal entregou nesta quinta-feira, 15 de abril, a ajuda de emergência às autoridades timorenses depois das cheias que afetaram Timor-Leste no início deste mês de abril. Entretanto, aguarda a avaliação final das necessidades para determinar mais apoio e assistência a fornecer.

As informações foram avançadas à imprensa pelo embaixador em Díli, José Machado Vieira. O diplomata foi o responsável por entregar bens de primeira necessidade, alimentares e não alimentares, ao vice-ministro do Interior e ao secretário de Estado da Proteção Civil.

Desde as cheias de 04 de abril que a cooperação portuguesa neste país lusófono tem vindo a doar alimentos e outros bens essenciais para algumas das milhares de famílias deslocadas.

Estas inundações causaram, pelo menos, 36 mortes e dez desaparecimentos, de acordo com o balanço mais recente. Foram afetadas mais de 25 mil famílias em todo o país e destruídas infraestruturas públicas, além de centenas de casas.

Mais de 12 mil indivíduos permanecem deslocados em quase 40 centros de acolhimento temporário, com as operações de limpeza a continuarem em vários pontos da cidade, onde foi levantado o confinamento obrigatório imposto devido à Covid-19 para que a população possa responder à situação de calamidade.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo