Portugal é 4.º maior parceiro de desenvolvimento de Timor em 2020

bandeira de Timor-Leste

Portugal é o quarto maior parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste em 2020, de acordo com os livros que acompanham a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE). É este país europeu que tem a quase totalidade do apoio no setor educativo timorense. 

O livro cinco do OGE, que começou a ser tramitado com urgência no Parlamento Nacionalindica que a execução prevista da cooperação portuguesa com Timor-Leste totaliza este ano quase 21 milhões de dólares (17,8 milhões de euros). 

Tal valor reflete 11,4% do total de apoio que os parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste vão executar em 2020 e que totaliza cerca de 184 milhões de dólares (156 milhões de euros). 

No topo da lista de países contribuintes está a Austrália, com uma execução total prevista de 57,6 milhões de dólares (48,6 milhões de euros), ou 31,3% do total. Seguem-se as Nações Unidas, com uma execução de 40,4 milhões de dólares (34,1 milhões de euros), ou 22%, e os Estados Unidos da América, com um apoio de 21,9 milhões de dólares (18,48 milhões de euros), ou 11,9% do total. 

O setor educativo é o que recebe maior apoio dos parceiros de desenvolvimento, representando 19,3% do apoio total. Portugal continua a ser um dos principais doadores. 

Segundo o OGE, o montante de apoio dos doadores ultrapassou, em média, os 200 milhões de dólares até 2015. Houve uma tendência descendente considerável no que toca a concessões, fazendo com que a assistência a Timor-Leste sem ser na forma de empréstimos tenha atingido o seu nível mais baixo em 2019, com um total de 161,8 milhões de dólares [136,5 milhões de euros].

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

Cabo Verde: Desrespeitados procedimentos de acesso ao Fundo do Turismo

O ex-administrador do Fundo do Turismo de Cabo Verde, Hernâni Trigueiros, reconheceu nesta semana que os procedimentos de disponibilização de…
Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

Moçambique: Portos movimentaram mais de 63 mil toneladas em 2023

O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique divulgou um relatório que indica que os portos nacionais movimentaram, em 2023,…
Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

Angola: Crédito bruto ao setor não financeiro cresceu 29,68%

O crédito bruto ao setor não financeiro atingiu os 6,22 biliões de kwanzas no passado mês de fevereiro. Este valor…
Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…