O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, reuniu-se nesta segunda-feira, 26 de outubro, com o Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Roberts.
O encontro serviu para debater áreas prioritárias para o planeamento das futuras iniciativas australianas de cooperação com Timor-Leste para o período de 2020-2021. Tal decorre no âmbito do plano de desenvolvimento da resposta à Covid-19 em Timor-Leste e do Acordo de Planeamento Estratégico para o Desenvolvimento Austrália-Timor-Leste, que deverá ter conta a Política de Ajuda Externa de Timor-Leste.
É a partir desse documento que o Governo timorense quer alinhar todas as atividades dos parceiros de desenvolvimento com as suas prioridades, além de definir novas diretrizes para aprovação, de maneira a que haja uma melhor coordenação de atividades, e ainda integrar o conjunto de projetos financiados por parceiros de desenvolvimento no sistema nacional de planeamento e orçamento.
Durante a reunião foram debatidas as parcerias entre os dois países que decorrem atualmente, entre as quais a assistência técnica dada ao programa do Governo de apoio monetário aos agregados familiares no âmbito da pandemia da Covid-19, estando a ser finalizado o processo de pagamento às reclamações, bem como as áreas prioritárias de cooperação para o futuro, como a ligação de cabo de fibra ótica, um projeto transformador e extremamente necessário ao desenvolvimento nacional.
Recorde-se que a Austrália é um importante parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste, uma vez que apoia o país em vários, setores, nomeadamente ao nível da saúde, proteção social, boa governação, infraestruturas e redução da violência contra mulheres e crianças. Em 2020-2021 visa lançar novas iniciativas de saúde e de infraestruturas para apoiar as condições de saúde nacionais e a recuperação económica.