Timor e Austrália discutem áreas de cooperação para 2020-2021

ministro da Presidência do Conselho de MinistrosFidelis Magalhães, reuniu-se nesta segunda-feira, 26 de outubro, com o Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Roberts. 

O encontro serviu para debater áreas prioritárias para o planeamento das futuras iniciativas australianas de cooperação com Timor-Leste para o período de 2020-2021. Tal decorre no âmbito do plano de desenvolvimento da resposta à Covid-19 em Timor-Leste e do Acordo de Planeamento Estratégico para o Desenvolvimento Austrália-Timor-Leste, que deverá ter conta a Política de Ajuda Externa de Timor-Leste. 

É a partir desse documento que o Governo timorense quer alinhar todas as atividades dos parceiros de desenvolvimento com as suas prioridades, além de definir novas diretrizes para aprovação, de maneira a que haja uma melhor coordenação de atividades, e ainda integrar o conjunto de projetos financiados por parceiros de desenvolvimento no sistema nacional de planeamento e orçamento. 

Durante a reunião foram debatidas as parcerias entre os dois países que decorrem atualmente, entre as quais a assistência técnica dada ao programa do Governo de apoio monetário aos agregados familiares no âmbito da pandemia da Covid-19, estando a ser finalizado o processo de pagamento às reclamações, bem como as áreas prioritárias de cooperação para o futuro, como a ligação de cabo de fibra ótica, um projeto transformador e extremamente necessário ao desenvolvimento nacional. 

Recorde-se que a Austrália é um importante parceiro de desenvolvimento de Timor-Leste, uma vez que apoia o país em vários, setores, nomeadamente ao nível da saúde, proteção social, boa governação, infraestruturas e redução da violência contra mulheres e crianças. Em 2020-2021 visa lançar novas iniciativas de saúde e de infraestruturas para apoiar as condições de saúde nacionais e a recuperação económica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin