Timor Leste

Timor-Leste: 66% da população vive da agricultura

Os resultados dos Censos Agrícolas de 2019 indicam que 141.141 famílias timorenses vivem da agricultura, o que equivale a 66% da população. É igualmente mencionado que, entre as famílias que gerem propriedades agrícolas, 85% são lideradas por homens e apenas 15% por mulheres. 

O documento refere ainda que os 66% de agregados familiares que vivem da agricultura ocupam, ao todo, 216.180 hectares de áreas cultivadas. Já 3.070 hectares de áreas de cultivo pertencem a 597 instituições. 

A ministra das Finanças em exercício, Sara Lobo Brites, declarou no âmbito do lançamento dos resultados finais dos censos que 62% dos agricultores vivem da criação de bovinos, 92% de caprinos e 82% de atividades avícolas. 

“Os dados permitem dar-nos a conhecer a produtividade no subsetor da pecuária. É essencial para contribuir para a melhoria da nutrição da população, fornecer maior rendimento aos produtores pecuários, ganhar mais competências para substituir a importação e promover o setor da exportação no futuro”, declarou a governante. 

Também segundo o documento, 7.768 agregados familiares estão envolvidos nas atividades de pesca e aquicultura, o que equivale a 60%, dos quais 25% não usam o tradicional beiro. 

“Os dados indicam, por outro lado, que, apesar de Timor-Leste possuir potencial no subsetor de pescas, é confrangedora a falta da participação dos agregados familiares que continuam a usar práticas tradicionais”, afirmou. 

O Diretor-Geral de Estatística do Ministério das Finanças, Elias dos Santos Ferreira, confirmou que 66% da população timorense vive da agriculturaRecordou então que para ser considerado agricultor o indivíduo deve possuir 0,02 hectares de área cultivada. 

A preparação dos Censos Agrícolas começou em 2018 e decorreu em todo o território do país entre 12 de agosto de 2019 e 30 de outubro desse mesmo ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo