O Presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste, Deolindo dos Santos, informou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, que foram admitidos 16 candidatos às eleições presidenciais, marcadas para 19 de março. Apenas uma candidatura não foi admitida, a do cidadão Luís Tilman, uma vez que o referido órgão considerou que a mesma não cumpriu certos critérios.
“O candidato não dispõe de cerca de mil proponentes oriundos dos municípios de Viqueque, Manufahi e Liquiçá. Apesar desta anomalia, a decisão não é definitiva, pois poderá transitar em julgado. Isto significa que o candidato tem ainda a oportunidade de recorrer da decisão no prazo de um dia”, afirmou o dirigente, citado pela “Tatoli”.
Deolindo dos Santos acrescentou que, enquanto Presidente do Tribunal de Recurso, irá divulgar brevemente a sua decisão final. No entanto, se Tilman não decidir recorrer, o tribunal irá anunciar na quarta-feira, dia 16, o número de sorteio.
Entre os candidatos admitidos encontram-se Anacleto Bento Ferreira, Ângela Freitas, Antero Benedito da Silva, Armanda Berta dos Santos, Constâncio da Conceição Pinto, Felisberto Duarte, Francisco Guterres Lu-Olo, Hermes Correia Barros, Isabel da Costa Ferreira, José Ramos-Horta, Lere Anan Timur, Mariano Sabino, Martinho Gusmão, Milena Pires, Rogério Tiago Lobato e Virgílio Guterres.