Secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri

Timor-Leste: Alkatiri critica estrutura do OGE 2021

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, afirmou que a estrutura do Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano não permite fazer todas as reformas necessárias em Timor-Leste, mesmo tratando-se do segundo maior de sempre.

Alkatiri afirmou à imprensa que fez essa mesma observação perante o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak. A preocupação, referiu, está em não conseguir diversificar a economia, fazer melhorias na saúde e na educação, e ainda investir no setor produtivo.

Recorde-se que o orçamento destinado a 2021 trata-se do segundo maior de sempre. A despesa global consolidada representa 2.029,5 milhões de dólares (1.726 milhões de euros), incluindo 1.797 milhões de dólares (1.528 milhões de euros) da Administração Central, cerca de 177,28 milhões de dólares (150,8 milhões de euros) da Segurança Social e 127 milhões de dólares (108 milhões de euros) da Região Administração Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA).

As contas para este ano, em que se estreia o sistema de orçamentação por programas, refletem um aumento de 21% na despesa total face o ano passado.

No entanto, para Alkatiri, apesar de haver uma boa quantia monetária, esta deveria ter sido estruturada de maneira diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin